domingo, 5 de dezembro de 2010

Melanotaenia lacustris



Melanotaenia lacustris

Melanotaenia lacustris é encontrado apenas em Lake Kutubu, e sua saída do rio Soro que faz parte do sistema de Kikori Alto nas montanhas do sul da Nova Guiné. Lago Kutubu em aprox. 220 km do Golfo da Papua e tem uma altitude de 800 metros acima do nível do mar. A Austrália está a apenas 65 quilômetros de Nova Guiné, através do Estreito de Torres. O lago contém 13 espécies de peixes registrados, dos quais 11 são endêmicas.
O arco-íris turquesa é apropriadamente chamado, como sua cor sugere um turquesa / azulada que varia em intensidade de acordo com as condições de iluminação. A metade superior do peixe é azul eo inferior um branco prateado. Estas cores são então divididas meados lateralmente por uma faixa lateral azul escuro.
O peixe atinge um "tamanho normal" (a ponta do nariz à base da cauda) de 100 mm (cerca de 4 centímetros), embora sejam capazes de se reproduzir no tamanho muito menor de 40 mm. O macho, como na maioria dos arco-íris, é um pouco maior que a fêmea. O maior que já vi, muito espécimes de idade, foram aproximadamente 125 mm ou 5 cm de comprimento. Um macho dominante ou a desova é um espetáculo para ser visto e uma verdadeira maravilha da natureza. Sua testa vira uma laranja muito brilhante na cor e em seguida pisca vários tons de azul violeta, verde, roxo e. Essas mudanças de cor podem durar até cerca de 1 segundo para cada sombra, mas mudam continuamente, enquanto o macho está gerando o que pode durar 30 minutos ou mais. Essas cores são quase tão brilhante e atraente como uma série de luzes de néon. A desova pode ocorrer a qualquer hora do dia, mas o meu spawn principalmente durante a noite.
Sexagem por nadadeiras desses peixes pode ser bastante difícil e acho que é mais fácil de classificar por forma do corpo com o corpo da fêmea ser mais torpedo com estilo, ea cabeça do macho é de aparência um pouco diferente. Uma vez que eles estão gerando a diferença se torna muito óbvio.
Estes Rainbows particular, são plácidas, por natureza, e são adequados para aquários comunitários. No entanto, eles não devem ser gerados em um tanque com Rainbows outros presentes como desova cruz é altamente possível e totalmente indesejável.
Assim que eu tiver condicionou minha piscicultura (5 no total), com petiscos, etc extra de alimento vivo eu apresento uma lã sintética mop que está suspenso na água, na parte superior do tanque. Arco-íris irá depositar os ovos neste espanador de preferência a uma variedade de plantas vivas! Depois de muita perseguição das fêmeas pelos machos das fêmeas irá inspecionar o esfregão e, em seguida aljava sobre e ao redor, enquanto o esfregão expelir seus ovos. Isso geralmente acontece dentro de 24 horas da introdução da esfregona e será seguida imediatamente pelo macho tremendo e balançando a cabeça sobre o esfregão, expulsando o esperma para fertilizar os ovos capturados. Ele estará vestindo suas cores mais brilhantes e melhores neste momento. Logo que terminar a desova eu remover o esfregão (Nova Guiné Rainbows estão ávidos comedores de ovo) para um tanque pequeno separado 250 mm x 200 mm x 200 mm a que eu adicionei água envelhecida, meia colher de chá de sal-gema e cerca de 1 colher de chá de shellgrit e uma pequena pedra porosa, borbulhando levemente. Filtração não é necessário, nesta fase, nem é de cascalho, mas uma pequena quantidade de lentilha é opcional.
Depois de ter removido o esfregão substituí-la por uma limpa, se desejar. Repito esse processo para cerca de 5 dias, sempre colocando o ovo em carga MOP com o anterior. Incubação leva cerca de 5 dias a 27 º C e até 15 dias em torno de 20 C.
Uma vez que os filhotes nasceram e estão livres nwiming, alimentação começa. Verde água eo menor quantidade de gema de ovo (cozido) são muito adequados para o primeiro par de dias. Eu, então, adicionar o vinagre enguias com essa dieta e manter esta alimentação para uma boa semana. Após a primeira semana microvermes e artêmia são substituídas e eu alimentar esta para uma outra semana ou assim. Se você não tem as culturas de alimentos vivos e não deseja mantê-los ai alimento muito bem comercial como Sera Micron e TetraMin pode ser substituído, mas tenha cuidado pois a água pode ficar poluída se estas preparações são superalimentados. Em 2-3 semanas de idade dáfnias podem ser alimentadas, mas apenas uma pequena quantidade de pelo menos 3 vezes ao dia. Não dê comida alimento vivo, pois ele pode facilmente levar a uma alta taxa de mortalidade, como eu descobri quando eu overfed meu Glossolepis fritar incisus.
Finalmente, você pode progredir para outros alimentos, para finamente moída floco mudanças etc A água deve ser realizada com regularidade e, quando necessário. O pH não é crítica, algo em torno de 7 é OK, e agora é hora de introduzir um pequeno filtro como um tipo de caixa de canto com um filtro de carbono shellgrit e lã filtrante. Seja paciente enquanto a taxa de crescimento é bastante lento, especialmente quando comparado com guppies. Uma palavra de aviso: não colocá-los com os seus pais muito cedo como eles vão considerá-los ao vivo alimentos e zombam baixo do lote. Mantenha o seu peixe em torno de 24 C e flocos de ração, dáfnias, artémia, minhocas picadas, formigas pequenas, Ciclope, a abundância de vegetais (ervilhas triturados são bons), e de vácuo fora o que não é consumida. Eles ainda desfrutar de Micro Vit pelotas destinadas ao bagre que ajudam a limpar o seu tanque. Eu também manter lentilha no reservatório como fonte de alimento!
O futuro deste peixe multa é um pouco discutível, como a poluição por metais pesados provenientes do projeto de mineração de Ok Tedi atingiu Lago Kutubu, e também muitos outros sistemas fluviais na Nova Guiné. O Governo da Nova Guiné, nega que isso esteja acontecendo, mas com o dólar de hoje, parecendo mais importante do que nunca, quem sabe? Petróleo foi descoberto nas proximidades e estradas agora parece iminente (acesso anterior foi de helicóptero só) e para cima com tudo desligado o governo quer estabelecer um acordo de 2000 pessoas no litoral do lago. Esta será também desastrosos no longo prazo.
Enquanto tivermos este peixe bem vamos tentar mantê-lo. Lembre-se 20% de água, as mudanças realizadas semanalmente é não exagerar. Use água Canberra idade para as mudanças, não overfeed, e não fornecer um ambiente fortemente plantadas. A iluminação é a seu critério e dar-lhes a abundância do quarto crescer.
Para ler mais sobre peixes Nova Guiné veja o livro do Dr. Gerald R Allen peixes de água doce da Nova Guiné. Informações adicionais sobre como manter Rainbowfish pode ser adquirida a partir da Austrália para Aquários Peixes Nativos de Ray Leggett e R John Merrick. Ambos estão disponíveis em nossa biblioteca da Sociedade bem abastecido. Melhor ainda, junte o peixe nativo do Grupo de Estudo (me ver, Doug Williams e Andrew Boyd para detalhes).

Nenhum comentário: