domingo, 5 de dezembro de 2010

Iriatherina / Arco-íris Agulha



Iriatherina / Arco-íris Agulha

Nome popular: Iriatherina / Arco-íris Agulha
Nome científico: Iriatherina werneri
Família: Melanotaeniidae
Origem: Nova Guiné / Austrália
Sociabilidade: grupo/casal
pH: 5.5 a 7.5
Temperatura: 24 a 30ºC
Tamanho adulto: 5 cm

É nativa de pântanos de água doce e áreas densamente vegetadas com águas correntes, em Papua (Nova Guiné), Indonésia e na Austrália.
Do gênero Melanotaeniidae, esta espécie está entre as mais belas deste gênero. Bastante pacífica e de um colorido intenso, que não ultrapassam os 5 cm, é nastante popular no Aquarismo, principalmente em plantados para concursos de Aquapaisagismo.
A proporção de um macho para cada duas fêmeas é recomendada, para evitar futuras brigas, já que machos são moderadamente agressivos com outros da mesma espécie.
Toleram pH de 5.5 a 7.5, e uma temperatura de 24 a 30°C.
É uma espécie pacífica e bastante agitada, que vive melhor em grupos com 6 ou mais exemplares de sua espécie. Geralmente não molestam outros companheiros, e concentram-se mais no centro e na superfície do Aquário. São de hábitos diurnos.
Na natureza, sua alimentação consiste em pequenos insectos. Já em cativeiro, podemos oferecer ração industrializada moída (têm a boca muito pequena), Dáphnias, Artêmias, etc.
O Aquário deve ser comprido (mínimo 60 cm), visto que gostam bastante de nadar, assim precisando de mais espaço. Plantas acalmam, já que são na maioria das vezes bastante tímidas, e áreas sombreadas e um substrato mais escuro realçam sua coloração.
Os machos são mais coloridos, e têm as nadadeiras anal e dorsal mais desenvolvidas, em forma de Agulha (daí o nome popular Arco-Íris Agulha).

Reprodução: Na natureza se reproduzem de outubro a dezembro.São ovíparos , fazendo a desova em raízes de plantas. Os ovos demoram de 5 a 10 dias para eclodirem.

Um comentário:

aubeto29 disse...

Caro Alisson,

Você tem iriatherina casal para vender?

Atenciosamente.

Roberto Andrade

aubeto29@uol.com.br