domingo, 8 de agosto de 2010

Rásbora Galáxia ou Danio margaritatus




Este é um pequeno danionin gordo com um focinho marcadamente blunt, medindo apenas 1,5-2 cm de comprimento padrão. O corpo é de cerca de três vezes, enquanto ela é alta. Em forma geral, assemelha-se "Microrasbora" erythromicron mais do que qualquer outra espécie conhecida.
Feminino

Esta espécie apresenta algumas dimorfismo sexual: os machos têm uma cor de fundo azul (blue-green maçante no sexo feminino), e suas nadadeiras são mais coloridos. O final de seus corpos (o pedúnculo caudal) também é superior no sexo feminino. O corpo é salpicado de pequenos pontos de pérola. A parte traseira é bronzy verde, ea barriga no sexo feminino é branco-amarelado. Os opérculos são transparentes, permitindo que as guelras vermelho-sangue através de brilhar.

O barbatanas machos (exceto as nadadeiras peitorais), que vai exibir de forma proeminente de coespecíficos, mostram duas linhas paralelas preto, com uma área vermelha brilhante no meio; no tailfin este padrão está presente duas vezes (uma vez em cada lobo) e do exterior preto banda é vestigial. As fêmeas têm uma versão mais fraca do padrão no rabo e as barbatanas dorsal só, às vezes na nadadeira anal também.

machos Courting desenvolver uma barriga vermelha e os flancos iluminar e escurecer, tornando as manchas de pérolas se destacam ainda mais, com as costas aparecendo mais pálida do que nos flancos e também se destacando. As fêmeas em idade reprodutiva podem ser reconhecidos por uma mancha negra anal que separa a cor da barriga da base uniforme vermelho da nadadeira anal. Os machos têm uma pequena almofada preta nas bordas da mandíbula, que é reduzida ou ausente nas fêmeas. Imaturo peixes mostram indícios de um padrão de listras verticais, que acabou por se decompor em pontos da pérola [3].
[Editar Sistemática] e taxonomia

Inicialmente margaritatus Danio foi pensado para ser um membro do Microrasbora gênero e foi comercializado como tal. Esta foi assumida por suas semelhanças com "M." erythromicron, que quase certamente não pertence a esse gênero e aparece perto de Danio [4]. Menos de um ano após a descoberta do Pearl Danio Celestial, foi cientificamente descrito e dada a Celestichthys nome do gênero. Isso mais uma vez levanta a questão de onde "Microrasbora erythromicron" deve ser colocado; observou-se que sua inclusão na Celestichthys poderia parecer plausível, à primeira vista, mas provavelmente não iria representar corretamente as relações destes peixes evolutiva. Em 2008, mais um estudo, incluindo testes de ADN colocou a espécie na Danio gênero como o estudo descobriu que era mais estreitamente relacionadas e mais semelhante a outras "Danios" de Tyson Roberts estudo demonstrou [5]. Tyson Roberts não esta espécie de teste de DNA em seus estudos.
[Editar] Ecologia

A vida de peixes em lagoas pequenas criado por escoando as águas subterrâneas ou transbordamento de pequenos riachos ou nascentes. A temperatura da água em janeiro foi bastante baixa (22-24 ° C), mas como o habitat é muito superficial, seria aquecer rapidamente durante períodos quentes e, portanto, é provavelmente margaritatus D. tolerante com as temperaturas na baixa para 20s mid. Como a maioria das massas de água na drenagem Inle, a água é levemente alcalino. O habitat é fortemente com vegetação semelhante à Hydrocharitaceae Elodea (erva de água) [6].

A Celestial Pearl partes Danio seu habitat com espécies de peixes muito poucos. Ou seja, um produto semelhante a Microrasbora rubescens M., um loach rosy (Yunnanilus, possivelmente uma nova espécie) eo anão snakehead Channa harcourtbutleri [7]. A última espécie provavelmente é o único predador conhecido significativo de margaritatus D. [8].

A espécie é localmente pescado para a alimentação, em certa medida, é secado e comprado como uma fonte de proteína por pessoas pobres. Uma lata de cerca de 500 margaritatus D. vendidos para alimentar obtido cerca de 25 kyat (cerca de 2 UK pounds/3.9 E.U. $ / EUR 2,7 [9]) antes de o peixe foi descoberto para o comércio do aquário [10].
[Editar] Reprodução

O comportamento de desova tem consequências significativas para a reprodução em cativeiro (veja abaixo). Parece como se o Celestial Danio Pérola é adaptado para habitat pouco efêmero. Ela não tem uma estação dedicada a desova, nem as fêmeas põem continuamente. Em vez disso, eles produzem lotes pequenos de cerca de 30 ovos por desova episódio. O tempo entre as desovas são desconhecidas no momento. Os ovos não são espalhados livremente na água, mas eles não são depositados nas garras de uma superfície preparada ou, pelo contrário, parece, que estão escondidos na vegetação de um lote solto. machos Courting vai procurar e tentar defender um pedaço de vegetação densa. Enquanto exercício de natação tem sido observado, não parecem estar ligados diretamente ao ato real de reprodução em que o macho apresenta uma mulher que passa, e seus testes de prontidão com uma perseguição breve. A dupla então se move para o substrato e os depósitos dos ovos. Outros homens vão tentar perceber reprodução e siga o acasalamento, ou de tentar fertilizar os óvulos com seu próprio esperma, ou comê-los [3].

A 24-25 ° C, as larvas eclodem após 3-4 dias. Eles são escuros e enigmáticos inicialmente, por cerca de três dias após a eclosão, eles escondem entre substrato e detrito e são muito difíceis de ver. Venham a tornar-se mais claro na cor e começar a nadar livremente e alimentando-se de seus próprios. Em algum 8-10 semanas após a eclosão, elas sofrem metamorfose para forma adulta, eo padrão de cor começa a aparecer a partir da semana 12 em diante [3].
[Editar] Status e conservação

Dentro de seis meses de sua aparência no comércio do aquário, as espécies se tornaram tão raros que os coletores foram a obtenção de apenas um "peixe algumas dezenas por dia" [10]. Enquanto alguns aquaristas têm conseguido produzir o peixe com sucesso, quase todos os peixes atualmente oferecidos para venda são capturados na selva. British aquarismo revista Prática Fishkeeping está pedindo que os aquaristas apenas preparado para produzir o peixe deve comprar peixes vêem qualquer venda, para reduzir a pressão sobre as populações selvagens através da diminuição da procura por eles no Reino Unido [10]. Como a espécie parece ser adaptado para viver em e colonizar pequenas piscinas possivelmente efêmera, não parece muito bem capaz de resistir a exploração intensa e prolongada - se o estoque em todas as piscinas em um local de pesca é totalmente desligado, não está claro até que ponto o peixe seria capaz de recolonizar-los. Por outro lado, se apenas parte de uma sub-população local é removido, parece provável que a partir da qual todas as piscinas Celestial Pearl Danios foram retirados serão recolonized com uma população saudável de novo após um ano ou assim [3].

O governo de Mianmar proibiu a exportação do pescado em fevereiro de 2007, como os peixes ainda estavam disponíveis em quantidade no comércio do aquário desde então [1], não está claro até que ponto a proibição foi imposta. Desde então, novas populações deste peixe foram encontrados cerca de Hopong. No longo prazo, este peixe parece uma valiosa fonte de renda para a população local; no início de 2007, um pescador só poderia fazer até 750 kyat (cerca de 60 UK pounds/116 E.U. $ / 80 euros) [9] do trabalho de um único dia [11], em 2005, o produto interno bruto médio per capita (PPP) em Mianmar foi apenas cerca de 1.700 E.U. $.
[Editar] No aquário

A Celestial Pearl Danio é um peixe bastante complacente, se suas necessidades básicas estão sendo atendidas. Parece bastante resistente, mas, obviamente, melhor prospera em bastante macio e ligeiramente alcalinas com água não muito alta temperatura - as condições que muitas vezes podem ser satisfeitas com pré-tratada a água da torneira. Não requer muito espaço, pois não é um nadador muito ativo, e não é um peixe empolamento verdade, o que significa que não exige um grande número de indivíduos da mesma espécie para o seu bem-estar. Em um tanque pequeno, um grupo de seis pessoas - homens metade, metade fêmeas - vai fazer bem e apresentar um comportamento natural. Eles tendem a ser bastante parado, flutuando em uma posição peculiar em pontos favoritos; homens e mulheres tendem a manter separadas quando em repouso. Ao todo, seu comportamento assemelha-se novamente "Microrasbora" erythromicron mais do que outros peixes [3].

Cisternas para o Danio Pérola Celestial deveria ser bem plantado e luz direta pode ser favorável (o habitat natural é tão superficial quanto a ser bem iluminada por toda parte). Água de plantas daninhas e plantas similares devem ser abundantes, e as pedras e madeira para criar esconderijos devem ser fornecidas. Aconselha-se a fornecer o peixe com uma desova esfregona ou um denso crescimento de plantas adequada (musgo de Java tem sido utilizada). Um emaranhado denso de plantas naturais para reprodução tem a vantagem adicional de abrigar protistas em que a alimentação fritar inicialmente. A Celestial Pearl Danio global parece bastante pacífica, embora alguns fin-cortante ocorre. Por conseguinte, não pode ser acompanhado com grande bully ou "peixe. Pequeno, swarming danionins que exigem condições de água similar seria uma escolha natural para a empresa, tais como as espécies mais ativas fornecem um contraste agradável e comportamentalmente, estando disponível em uma ampla gama de cores e padrões, também tornam possível a escolha de peixes que complementam o brilhante margaritatus cores de D.. Note que danionins muitos preferem água ligeiramente ácida no entanto, que a manutenção do pH bastante elevado encontrado em toda a bacia Inle parece ser uma condição necessária para manter os peixes de lá com êxito.

Nenhum comentário: