domingo, 8 de agosto de 2010

Tetra Cego da Caverna ou Astyanax jordani







Mais conhecido como tetra cego das cavernas, este caracídeo é originário do México, sendo um dos mais fascinantes espécimes de peixes de água doce. O fato de não enxergar é uma particularidade que o torna cativante e, ao mesmo tempo, desprezado por muitos como se fosse uma “aberração da natureza”.

Mas quem o tem em seu aquário acaba se apaixonando por eles, desfilando entre plantas, peixes e demais objetos com uma habilidade digna de qualquer outro peixe que enxerga. Traz como vantagens o seu comportamento dócil e grande apetite.

Dão um toque especial ao aquário com sua movimentação constante por todos os cantos possíveis. Vivem bem em grupo mas não nadam juntos, como peixes de cardume.Como é um peixe cego, ele não consegue pegar ração em flocos ou em bolinhas. A ração tem que ser em tabletes ou pastilhas que afundem. Quando a ração afunda, eles usam o sentido do olfato para achar a ração. É bom dar alimentos vivos. Eu já cheguei a presenciar eles comendo um alevino de lebiste com 1 mês.
Características Peixe exótico, de uma cor rosa suave, extremamente e
legante. Como o nome sugere, ele é cego, mas nada pelo aquário como um peixes que vê. É incrivel ver esse animal nadando por entre os ornamentos e plantas.
Reprodução: Ovíparo. Fácil. A fêmea expele os ovos em qualquer parte do aquário e e o macho os fecunda. Deve-se retirar os ovos do aquário pois os pais os comem. Em um dia os ovos nascem. No quarto dias deve-se iniciar a alimentação com microvermes e nauplios de artemia . O aquário para a reprodução deve ter pelo menos 40l e deve ser de preferencia pelado.

Nenhum comentário: