domingo, 8 de agosto de 2010

Barbo Ebro ou graellsii Luciobarbus




O Barbel Ebro (graellsii Luciobarbus) é uma espécie de peixe actinopterígeo da família Cyprinidae. É aqui colocados em Luciobarbus após a IUCN, mas o gênero está intimamente relacionada com a barbels outros típicos e talvez melhor considerado um subgênero mera Barbus. O Barbel andaluz foi anteriormente incluída no bocagei L. como subespécies [1].

Além disso, L. graellsii tem - como o seu parente próximo o "albanês Barbel" (albanicus L.) e ligeiramente mais distante relacionados Barbel-cauda-vermelha (Barbus haasi) - também foram colocadas em Messinobarbus. Mas mesmo que o gênero é válida, é provavelmente incorreto para fazê-lo [2].

Foi originalmente endêmica no nordeste de Espanha, ocorrendo principalmente no lado do Mediterrâneo, no Ebro para as bacias do rio Ter 'drenagem, mas também no lado do Atlântico, a bacia de drenagem Asón. Por volta de 1998, foi introduzida em alguns rios da Toscana (Itália) e está agora bem estabelecida na Albegna, Fiora e bacias de drenagem Ombrone [2].

L. graellsii é um onívoro, comendo principalmente grandes invertebrados aquáticos e algas. Eles desovam do final da primavera para o verão (maio-agosto). Eles migram rio acima para desova seus sites, que são mais rápidos e trechos mais rasos do rio, onde o fundo é feita de cascalho e pedras. Esta espécie torna-se sexualmente maduros aos 4 anos de idade, com um comprimento padrão de 15 a 20 cm (5,9-7,9 in). É de longa duração, e pode ficar até 16 anos de idade.

Nenhum comentário: