domingo, 8 de agosto de 2010

Dânio ou Devario malabaricus





O Danio Malabar (Devario malabaricus anteriormente Danio malabaricus) é um peixe tropical pertencente à família Peixinho (Cyprinidae). Originários do Sri Lanka e da costa ocidental da Índia, o peixe foi distribuído em todo o mundo através do comércio de peixes de aquário. Cresce até um comprimento máximo de 6,0 em (15,2 cm).

O Danio Malabar é encontrada em climas tropicais, em uma grande variedade de águas dos córregos da montanha para piscinas pequenas, mas prefere águas correntes. Eles são um peixe de escolaridade ativa, que prefere estar em grupos. Sua dieta consiste de insetos e matéria vegetal.

Malabar Danios são ovo-camadas que geram em águas rasas, após chuvas pesadas entre as plantas que crescem no fundo da água. Um adulto vai gerar cerca de 200 a luz laranja, os ovos pegajosos que eclodem em 1-2 dias. Os alevinos serão livres de natação após o quinto dia. Os pais devem ser removidos, a fim de impedi-los de comer os ovos.

A espécie foi incorretamente anteriormente considerada sinônimo de aequipinnatus Devario que é um nome válido para uma espécie diferente.

Nenhum comentário: