terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Peixe telescopio


Origem: Japão Nome Científico : Carassius auratus Cores: Variadas Esse popular e exótico peixe ornamental, deve povoar aquários grandes, com outros da mesma espécie, seguindo às variedades japonesas. É bastante comum vê-los misturados com várias outras espécies onde suas nadadeiras são constatemente mordiscadas pelos outros habitantes do aquário, sem contar que, sua capacidade de locomoção é inferior à outros peixes devido ao seu formato, com isso, não se alimentam adequadamente, uma vez que não conseguem competir com outras espécies na busca por alimento.
Nome Científico: Carassius Auratus
Nome comum: Telescópio
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Cypriniformes
Família: Cyprinidae
Gênero: Carassius
Espécie: C. auratus
Origem: China
pH: 6,8 a 7,5
Temperamento:Pacífico, vive bem em cardumes.
Temperatura: entre 2 a 28ºC, mas a ideal fica entre 17 a 22ºC.
Variações de temperatura acima de 5ºC podem ser fatais.
Alimentação: Onívoro.
Tamanho: Até 30 cm quando criado em lagos.
Tempo de vida: Pode chegar aos 20 anos ou mais.
Em aquários vivem em torno de 10 anos.
Tamanho do aquário: Mínimo 200 litros para um casal + 35 litros para cada outro exemplar.

INFORMAÇÕES:
Popularmente conhecido como telescópio, foi um dos primeiros peixes a serem criados com a finalidade ornamental.
É o mais popular do mundo.
Os chineses e japoneses desenvolveram os diferentes tipos a partir de diversos cruzamentos, de exemplares selvagens de cor marrom-dourada.
Dispensa aquecimento artificial, pois surgiu nas águas geladas da Europa e Ásia, além de ser um peixe muito resistente, o que é ótimo para os iniciantes em aquarismo.

32 comentários:

ruth domingues disse...

quero saber se algum tipo de peixe cria pumao em aquario sem bonba ?

Anônimo disse...

Nenhum peixe cria pulmão ! Existem peixes que não nescessitam de bombas em seu aquario, por isso são mais faceis de cuidar. ( ótimos para iniciantes ) Peixe beijador, telescópio, betta são exemplos de peixes que não nescessitam de bomba de oxigênio, porém cada um deles nescessita de cuidados diferentes.

Anônimo disse...

quero saber o seguinte, comprei 3 telescopio preto com uma lista branca na barriga, eu coloquei junto com 1 cometa laranja, so que tem 1 telescopio que esta mudando de cor para laranja , so esta com o rabo preto e as costas. isso pode acontecer.

Anônimo disse...

após colocar dois telescópio de uns 8cm cada, meus peixinho menores apareceram mortos, tenho tbm uma carpa 10cm e estou desconfiado que os telescópios mataram os peixes menores, isto é possível ????

Unknown disse...

Tenho tres telescópio quanto de comida devo dar para eles por dia?

Unknown disse...

tenho tres telescopio quanto de comida devo dar ao dia para eles?comprei ração de bolinhas.
obrigada!

Anônimo disse...

Boa noite! eu tenho um aquario de 72l com varios peixes, estou tratando eles com ictio, e observei q as nadadeiras dos telescopio estavam de desfazendo, então mudei para um outro aquario e pinguei remedio de anti-ictio e anti-fungico,quando minutos depois tinha uma especie de verme de quase 30 cm de cor branco. Alguém pode me ajudar, pois sou iniciante não sei o que fazer, o que pode ser,e como devo trata-los?? OBRIGADA!!!!!

Alisson disse...

Retirar o verme, identificar a espécie e fazer o tratamento do aquário, de prefeência iniciar o tratamento om o bacter da alcon, e alcon killer para caramujos.

Caiene disse...

O que devo fazer, tenho dois peixes telescopio mouro, ele apareceu com o um dos olhos meio que saindo uma pelinha como se outro tivesse batido nele, separei dos demais, será que vai ficar cego �� o que é isso, e ainda tem umas fezes estranha bem compridas �� isso é normal? Me ajude sou iniciante com telescópio!

Unknown disse...

peixe telescópio precisa de bomba de oxigênio?

Anderson dias disse...

Sim eu tenho um preto também é ele está ficando meio amarelo e dourado

Anderson dias disse...

Ele pode ficar cego sim porque o que saiu do olho dele e uma pele que protege o olho dele

Anderson dias disse...

Não masei se tiver bomba ele vai durar mais

Anderson dias disse...

Ele pode ficar cego sim porque o que saiu do olho dele e uma pele que protege o olho dele

daniorj1 disse...

nao foi criacao de DEUS ,foi do homem isso nao e legal

Marly morr disse...

Tenho um telescopio, e quando a luz vai embora fico morrendo de me do que else more. Quanto tempo else pose ficar zem oxigenio? Obrigada

Marly morr disse...

Tenho um telescopio, e quando a luz vai embora fico morrendo de me do que else more. Quanto tempo else pose ficar zem oxigenio? Obrigada

Anônimo disse...

pau

Silvia disse...

Boa tarde, meu marido decidiu recentemente criar peixes. Ele não entende do assunto(e eu tbm não) ele colocou em um mesmo aquário dois ciclídios é um telescópio. Os ciclídios bateram bastante no telescópio a ponto dele perder a cauda e a nadadeira de um dos lados. Retirei imediatamente o peixe do aquário é o coloquei em um aquário hospital que improvisei para ele. Estou colocando na água o bacter e aqualife labcon. Ficou uma dúvida, o peixe consegue sobreviver sem bomba e sem filtro? Seria temporário até comprar um outro aquário. O aquário que temos é um boyu e pretendo providenciar um, um pouco mais humilde, apenas para criar o telescópio.
Espero que alguém possa sanar minha dúvida.
Bom final de semana a tds

Anônimo disse...

Oi comprei um telescopio branco coloquei ele no meu lago de jardim, tem uma bomba q faz oxigenacao e filtragem ele vive bem? Ou so em aguario?

Unknown disse...

Tenho um telescopio e não sei o que esta acontecendo com ele... Ele vai pro fundo do aquario e fica bem quietinho como se tivesse morto... Mas se eu for no aquario perto ele começa nadar normal... Pouco tempo ele volta pro fundo a ficar quieto.. O que sera q ta acontecendo? Alguem pode me ajudar?

Unknown disse...

O meu faz a mesma coisa tô com dúvida oque acontece

Unknown disse...

Isso acontece por causa do ph da agua, verifique se está de 6,8 ate 7,5 se não tiver mude o ph urgente, eles mudam de cor até morrerem

Unknown disse...

Quando eles estão quietos é pq estão descansando, é super normal, os filhotes dormem o dia todo, já adultos tiram um tempo do dia para durmirem

Unknown disse...

o MELHOR AULA DE AQUARISMO DO BRASIL SE CHAMA "AQUARISMO FÁCIL, COM MOISÉS GAMA" NO YOUTUBE, PROCUREM E SE INSTRUAM. TEM LIVE AO VIVO PELO FACEBOOK E YOUTUBE ONDE PODEM TIRAR TODOS AS SUAS DUVIDAS. O MÍNIMO PARA CRIAR KINGUIOS É AQUARIO 200 LITROS PARA 1 CASAL APENAS. E TER UM OTIMO SISTEMA DE FILTRAGEM EX: "BOTA" COM SUMP MÍNIMO 70 LITROS, SUBSTRATO PEDRA DE RIO, PH 7.0. BIA TARDE A TODOS

Anônimo disse...

E que tipos de cuidados

Unknown disse...

comprei um peixe telescópio e meu aquário eh pequeno tem perigo dele morre? e quantos d bolinhas devo dar a ele?

Unknown disse...

Eu tinha um peixe telescópio e ele morreu sem ar, a bomba de ar estragou e eu não estava em casa, quando voltei estava morto! Então como ele pode viver sem a bomba

Unknown disse...

Boa noite meu peixe está com a barriguinha muito grande ele é femia a primeira vez eu tirei vários ovinhos dela é o esperma do macho só.que não deu filhotes,como faço esse procedimento.

Unknown disse...

Comprei 2 telescópios laranjas, eles estão doentes ou é normal?

Daniel disse...

Foi a Carpa, uma vez que algum desses peixinhos bate nela e tira sangue ela mata sem comer, e tbm por questão de espaço no aquario!

Unknown disse...

Podesse juntar peixes laranjas com peixes telescópios