segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Peixe Abelhinha


Abelhinha


Fotografia de : peixe abelhinha ................
Compatibilidade: Solitário Comida: Seca, Viva PH: 6,6 a 7 Habitat: Fundo, Médio Temperatura: 24-30º C Origem: Bornéu e Sumatra Comprimento Máximo: 5 cm









Nome científico:Brachygobius Xanthozona
Família:Gobídeos
Nome popular:Abelhinha
O Abelhinha é um peixe pouco conhecido no Brasil, porém tem uma admiração grande lá "fora", é um peixe muito exótico, bonito e pequeno, dificilmente passa dos 4,5cm em cativeiro. Tem um temperamento muito engraçado, ele parece ter "menstruação", dias fica nervoso, dias não, ele não é um peixe de bom humor, nunca um peixe experimente invadir a toca dele, ele corre sério risco de tomar uma mordida do Abelhinha, pois o Abelhinha é muito territorial, ele é capaz de ficar quase um dia inteiro dentro de uma toca agradável, por isso se você estiver pensando em levar o abelhinha pra o seu aquário, primeiro prepare o ambiente. Ele gosta de aquário com muitas plantas, água tropical(26-30 graus), pH em torno dos 6,8, e se for possível água salobra, já que ele vive nas águas da Oceania, Bornéu e Sumatra. Bons companheiros pra ele são Molinésia e Paulistinha, já que suportam bem o mau humor do Abelhinha.

Reprodução
Na reprodução é aconselhável mover o casal para um aquário privado, pois o macho se torna mais agressivo do que já é, para fazer o diformismo sexual é só reparar no ventre deles, o que tiver roliço é a fêmea(essas características só aparecem em época de acasalamento), a água do aquário deve estar com 12 cm de água, temperatura em 26 graus e o pH próximo ao neutro. No aquário coloque um vaso invertido com o buraco de fundo alargado para permitir que o Abelhinha consiga entrar e sair dele. A fêmea irá desovar cerca de 200 ou 300 óvulos dentro do vaso e logo em seguida o macho nadará sobre eles, fecundando-os. Quem vai cuidar dos ovos é o macho, por isso retire a fêmea, quando passar 48 horas os ovos irão eclodir, as larvas irão nascer com o saco vitelino de sustento alimentar, após 5 dias o saco acaba, e será preciso que alimente-os com infusórios, depois com náuplios de artêmia.

Nenhum comentário: