sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Montando meu aquario





window.defaultStatus="Aprenda a montar um aquário de água doce; Leia o meu manual on line!"
COMO MONTAR UM AQUÁRIO DE ÁGUA DOCE
O TAMANHO IDEAL SISTEMAS DE FILTRAGEM ILUMINAÇÃO ORNAMENTAÇÃO HABITANTES AMLIMENTAÇÃO MANUTENÇÃO
O TAMANHO IDEAL
O tamanho ideal do seu aquário pode variar conforme o número e o tamanho dos habitantes que nele serão postos. Podemos ter uma idéia do tamanho do aquário que necessitaremos com a seguinte fórmula:
V = 14N : 15 x T
Onde V é o volume líquido do aquário; N é o número de peixes a serem postos no aquário e T é o tamanho do maior peixe a ser posto no aquário.
Dê preferência aos aquário que não sejam muito altos, mas sim aos bem largos.

SISTEMAS DE FILTRAGEM
Num aquário de água doce, podem ser usados filtros internos e externos. Hoje em dia, o sistema mais utilizado é o do filtro externo Wishper ou Penguim, que consiste em puxar a água do aquário para seu interior, fazendo-a passar por uma camada de lã de pérlon e outra de carvão ativado. Depois a água retorna ao aquário. Eu, no meu aquário, utilizo a filtragem biológica de placas, que consiste em puxar a água para baixo do substrato, fazendo assim com que a "sugeira" seja degradada pelas bactérias presentes no substrato; mas este sistema de filtragem de placas já está obsoleto.
A filtragem biológica é a melhor filtragem que podemos utilizar em um aquário de água doce, e a mais utilizada na maioria dos filtros encontrados no mercado. Este sistema é baseado na ação das bactérias no ciclo do Nitrogênio na natureza, ou seja a "sujeira" (uréia, urina, fezes, etc.) é tranformada em Amônio (NH4-), daí passa a Nitrito (NO2-), depois em Nitrato (NO3-) e depois em Nitrogênio gasos (N2), mas o último estágio ocorre lentamente, podendo ocorrer excesso de nitratos em seu aquário, resultando em algas crescendo por todos os lados.
O filtro ideal para um aquário chama-se Dry-Wet. Nele encontramos a filtragem biológica e a mecânica (retirada de particulas macroscópicas sólidas):

A água é recolhida próxima a superfície do aquário e é forçada a passar por uma fase de lã de pérlon e outra de Bio Balls, Bio Rings, ou Bio Chem. Depois a água é bombiada de volta ao aquário por uma bomba submérsa que deve ser de 3 a cinco vezes o volume total do aquário por hora.
OBS.:Se as bactérias que ficam no substrato estiverem em número relativamente pequeno, ou muito grande, podem ocorrer excesso de Amônia (NH3) decorrente da fragmentação do Amônio (NH4-), e conseqüentemente um aumento de nitritos (NO2-). Para ter certeza que o seu aquário está com o número de bactérias ideal, ponha primeiro peixes resistente, pois eles ativarão a reprodução das mesmas bactérias, pois produzirão alimento para elas, suas escórias.

ILUMINAÇÃO
A iluminação pode ser feita com lâmpadas incandescentes e fluorescentes (aquaglo), sendo a segunda a mais recomendada.
Você pode ter uma idéia de quantas lâmpadas irá utilizar pela seguinte fórmula:
Q = V : P
Onde Q é a quantidade de lâmpadas que será utilizada; V é o volume líquido do aquário e P é a potência (em watts) das lâmpadas que serão utilizadas.
Para saber qual a potência da lâmpada que vai utilizar, basta que você saiba o comprimeto do seu aquário e compare com a tabela a baixo:
Tamanho
45cm
60cm
90cm
120cm
Potência
15w
20w
30w
40w

ORNAMENTAÇÃO
1. Subtrato:
O subtrato não deve ser muito grosso, o ideal é que você utilize um cascalho bem fino no fundo (caso você não use filtro biológico de placas), e por cima é posto um cascalho mais grosso de seixos de rio.
A expessura do subtrato deve ser de 6cm na parte da frente do aquário e de 10cm na parte trazeira, isso porque na água ocorre uma refração, dando idéia de que a parte trazeira do substrato está mais funda.
2. Plantas:
Podemos utilizar plantas naturais ou artificiais. Pesoalmente sou contra o uso de plantas artificiais em aquários, porque além de promover a fotossíntese, as plantas naturais promovem abrigo para os peixes menores e alimento para peixes herbívoros. Abuse do uso de todos os tipos de plantas aquáticas para ornar o seu aquário, mas tome o cuidado de por-las na direção da luz, não deixando-as à sombra.
3. Decoração:
Você deve utilizar muitas pedras para decorar o seu aquário, pois ajudam a manter a temperatura por muito mais tempo, mas não utilize pedras derivadas de mármore.
Se desejar utilizar troncos para decorar, estes devem vir acompanhados de corais mortos, mesmo que os mesmos estejam em pedaços ou escondidos; isso se deve ao fato dos troncos tornarem a água ácida (com PH menor que 7,0), e os corais tornarem a água alcalina (PH maior que 7,0), sendo assim o PH fica neutro, ou seja, igual a 7,0.
OBS.:Não utilize bolhas de ar para ornar o aquário, pois as bolhas de ar abaixam a aquantidade de CO2 dissolvido na água e aumentam a quantidade de O2, fazendo com que o alimento das plantas fique excasso e o processo da fotossíntese comprometido.

HABITANTES
Tenha cuidado com os peixes que você porá em seu aquário. ALguns peixes são muito belos, mas deixam os outros em um estado deplorável. Peixes, como os "barbos", devem ficar em um aquário bem espaçoso e devem, a cima de tudo, serem muito bem alimentados; pois são muito agressivos. Outros, como os "Paulistinhas", ficam mordendo as nadadeiras dos outros peixes, principalmente o rabo.
Tenha o cuidado também de não comprar peixes muito grandes para por junto com peixes muito pequenos, pois os menores podem ser devorados. Para saber até que tamanho de peixe você pode comprar, é so comparar o tamanho da boca do maior peixe com o tamanho do menor peixe.

ALIMENTAÇÃO
Os peixes devem ser alimentádos várias vezes ao dia (3 ou 4 vezes), mas sempre em pequenas quantidades. O alimento deve ser bem variado, e rico em nutrientes. Uma boa solução é a mistura de vários tipos de rações industrializadas (algas, básico, cores, peixes, camarão, artêmia, etc.) com alimentos frescos , como camarão e filé de peixe em pedaços.

MANUTENÇÃO
O melhor teste que você pode fazer para verificar se está tudo bem com seu aquário é só observar os abitante do aquário (que devem-se mostrar "alegres", com cores brilhantes e respiração normal), as condições da água (qaue deve estar límpida e cristalina) e das plantas (que devem apresentar coloração brilhante).
Uma vez por semana acrescente nitrientes, para que as plantas tenham uma suplemento de férro, iodo e outros nutrientes; mas não dê uma oversose, siga as instruções do fabricante. Este produto pode ser encontrado nas melhores casas do ramo.

Nenhum comentário: