sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Rodostomo


O Rodóstomo, Hemigrammus rhodostomus, é uma espécie tropical dulcícola originária da América do Sul, popular entre os aquaristas. Um entre muitos pequenos tetras pertenendo ao gênero hemigrammus, chega até 5 centímetros sendo bastante cardumeiro, e é estabelecido um longo favorita entre os aquaristas tropicais. O peixe é muito semelhante espécies incluindo uma outras Hemigrammus bleheri Géry & Mahnert 1986, ePetitella georgiaeGéry & Boutiére 1964, e é possível que mais recentemente coletados exemplares disponíveis no comércio aquário são membros de uma ou outra destas espécies alternativas. Existem muitos apelidos pra esse peixe ex: "tetra-nariz de bêbado", ainda existem Outros Nomes em circulação (como "tetra cabeça de Fogo" paraH. bleheri, de acordo com . org FishBase).
Índice[esconder]

[editar] Descricão física
Rodóstomo é um peixe fusiforme, sendo a sua coloração usual prata traslúcido, mas em alguns espécimes podem aparecer escamas verde-iridescentes que frequentemente correspondem uma fontanela (a parte correspondente da cabeça um testa em humanos). Tal como barbatanas são transparentes, com exceção da nadadeira caudal, sendo ela adornada em preto e branco com linhas horizontais, variando nenhum número, mas usualmente uma linha negra ocupa uma porção central da nadadeira anal, com duas listras horizontais pretas sobre cada barbatana caudal lobo, os espaços entre as listras brancas sendo, a contagem total de listras pretas sendo cinco. A cabeça é Vermelha, iridescentes no brilho, continuando com o vermelho na íris do olho, e cerca de coloração vermelho se estende para além da chapa em lamelas ou opérculo anterior mostra a seção do corpo propriamente dito. Alguns espécimes classificado como Hemigrammus rhodostomus possuem três listras pretas cauda em vez de cinco, e alguns espécimes classificado como Petitella georgiae ter uma tarja preta no pedúnculo caudal estendendo em frente do corpo, encimada por uma fina acima iridescentes ouro linha: no entanto, saber se esses recursos são fiáveis determinantes da identidade espécies ainda tem que ser totalmente apurado.
Indivíduos do sexo masculino e feminino não apresentam diferenças óbvias visuais, que não seja a plenitude do contorno corporal aumentada em fêmeas maduras.

[editar] Distribuicão
As três espécies diferentes de peixes, assim, conhecidos como rodóstomos tem as seguintes distribuições:
'Hemigrammus rhodostomus: Baixa bacia Amazônica e rio Orinoco
'Hemigrammus bleheri: Bacias hidrográficas do Rio Negro e Solimões bacias hidrográficas
'Petitella georgiae: Alta bacia amazônica, no Peru, Rio Purus, Rio Negro e Rio Madeira bacias hidrográficas

[editar] Habitat
Todas as três espécies de Rodóstomos habitam trechos rios cuja água mineral-química é deficiente (mole), ácidas e, frequentemente, contaminada com ácido húmico produtos de decaimento serapilheira sobre o rio substratos (conhecido como 'blackwaters' por causa de sua aparência) . Plantas aquáticas são por vezes presentes nestes extensões de água, apesar de as altas esferas do Rio Negro são menos densamente povoadas com a flora aquática do que os outros rios devido ao sombreamento da floresta tropical dossel. Os peixes habitam preferencialmente no meio e meio de água inferior regiões.

[editar] Manutenção
Os detalhes do aquário manutenção de todas as três espécies são mais ou menos idêntico: o Rummy tetra-nariz-se de uma escolaridade peixes, que exibe apertado escolaridade comportamento, tanto em estado selvagem e no aquário. Por conseguinte, esses peixes devem ser mantidos em grupos de nada menos de seis indivíduos, com maior número sendo preferível quando espaço permita. Todas as três espécies são amantes do aquário água quente, a temperatura gama de manutenção a ser 24 °C a 31 °C, com os peixes, por vezes exigindo temperaturas tão elevadas como 33 °C para reprodução. Por conseguinte, a compatibilidade desses peixes pescados em águas mais frias é contra-indicado: por exemplo, panda bagre seria uma má escolha do companheiro, uma vez que estes peixes preferem temperaturas mais baixas, e há pouca sobreposição de a temperatura varia de dois a espécies. Adequado para os companheiros Rummy-nariz tetras incluir outras pequena e pacífica espécies que irão prosperar em condições semelhantes água, entre eles, sendo numerosos outros tetras da América do Sul, várias pequenas barbo s, dânio s e rásbora s, e em que espaço permite, indivíduos do Ciclídeos anões Mikrogeophagus ramirezi, outro água morna amorosa Sul-Americana peixe com uma gama de temperaturas semelhantes. Alguns outros anão ciclideos recolhidos a partir de habitats semelhantes no estado selvagem pode também ser compatível em termos suficientemente espaçoso aquário.
A água química preferido por estes peixes, como poderia facilmente ser inferida a partir da do habitat selvagem, é suave, água ácida (dureza não superior a 6 ° dH e pH é cerca de 6,4 Definitivamentepreferiu se possível) embora para efeitos de manutenção, o pH da água aquário pode variar de 5,6 a 7,4. No entanto, se reprodução em cativeiro está a ser tentada, o Rummy tetra-nariznecessidadesmacio, água ácida, como'Tropical Fish Hobbyist revista informou recentemente que o trabalho de investigação sobre estes peixes indica que níveis elevados de cálcio em íons induzir a esterilidade da água nestes peixes. Um aquário plantado é saudada por estes peixes, sobretudo quando as plantas de folhas finas incluem espécies, tais comoCabombaeMyriophyllum.
A alimentação apresenta relativamente poucos problemas, como os peixes serão ansiosamente devorar uma gama de preparados, bem como peixes vivos alimentos. Em comum com muitos outros tetras, estes peixes são particularmente gostava de viver bloodworm s (larvas de mosquitos do gênero Chironomus'), e também irão devorar dáfnias vivas com avidez. Ao contrário desses tetra espécies que adaptar a alimentação na superfície do aquário, Rummy nariz tetras-Não se considera provável a acrescentar às suas larvas vivas mosquito dieta no aquário, apesar de as instâncias em que estes peixes descobrir e apreciar este alimento são possíveis: geralmente, Rummy - nariz tetras preferem ter os seus alimentos, no médio e baixo regiões do aquário .
A vida dos rodóstomos dura de 5 a 6 anos se bem cuidados.Mas em casos excepcionais podem viver por mais de 8 anos.
O peixe é Interessante por atuar como um "qualitômetro", alertando aos aquaristas potencial poluição no Aquário. Quando substâncias como (amônia, nitritos e nitratos) excedem níveis críticos, uma cabeça vermelha fazer animal fica pálida . Os peixes também tornar-se pálida na aparência imediatamente após a perturbação que ocorre no aquário na sequência de uma mudança da água, mas, neste caso, uma vez água potável tem sido fornecidos, a intensa cor vermelho escuro volta. Persistentes'palidez da cabeça, deve ser tomado como um sinal de que a química da água nos parâmetros da manutenção aquário estão em necessidade de adaptação, e que os níveis de poluentes se tornar perigoso para os habitantes.

[editar] Reprodução
Rodóstomos apresentam sérios desafios até mesmo a experientes aquaristsa do ponto de vista da reprodução, principalmente devido a dois fatores: a probabilidade de se assegurar a esterilidade futuros pais que são mantidos em água com um nível muito alto de ions de cálcio dissolvido, e do crescimento lento a taxa de fritar. Um problema adicional é que o gênero é difícil diferenciação por inspecção visual por si só, fazendo par seleção parcial de uma questão de sorte a não ser evidentemente uma fêmea grávida está disponível para a seleção. Mais uma vez, idêntico observações são aplicáveis a todas as três espécies acima listadas.
O aquário para a reprodução do rodóstomo, além disso, precisa de ser esterilizados antes da utilização, como o peixe produz ovos que são notoriamente sensíveis à infecção bacteriana e fúngica.O uso de um agente antifúngico se vivamente uma vez desova é completada, a fim de evitar a partir de vários fungos que atacam os ovos.
Escusado será dizer que, dada a provável esterilidade acima observações sobre se os peixes são mantidos em água cujos parâmetros químicos são incorretos, os futuros pais devem ser mantidos em , água ácida e macia ao longo das suas vidas se eles são capazes de continuar a ser da reprodução. Se não o fizer, irá destruir quaisquer hipóteses de sucesso desde o início. Além disso, é altamente recomendável para filtrar a água do aquário durante a reprodução turfa, ou, em alternativa ao uso de um disponíveis comercialmente "Blackwater Tonic 'aditivos químicos necessários para fornecer o ambiente propício para a reprodução. Parent peixes devem, além disso, ser fortemente condicionada a copiosa viver alimentos colocá-los em condição privilegiada reprodutores.
Apesar de preferir que os peixes desovam entre folhas finas plantas, um problema que o aquarist enfrenta a este respeito é a de que a maioria das folhas finas plantas disponíveis no aquário preferir níveis elevados luz (Cabomba é um caso particular do ponto), enquanto Rummy o tetra-nariz prefere se reproduza sob condições ambiente de iluminação moderada. Soluções para este incluem o uso de Musgo de Java (uma planta que prospera, mesmo em níveis muito baixos luz, e é um meio ideal para a desova muitos peixes) ou a utilização de alternativas sintéticas ( "desova mops" são feitos de nylon Normalmente quando implantado um adequado vegetais naturais está indisponível).
Os pais devem ser introduzidas para a reprodução aquário de até 7 dias antes da desova, fortemente alimentados com alimentos vivos, e mantidas sob ambiente de iluminação moderada. Além disso, os pais tendem a preferir a desova sob condições calma, e, portanto, o aquário devem ser instalados fora de zonas de tráfego ocupado humanos. A temperatura deve ser lenta levantada a 32 °C, 33 °C e, por vezes, pode ser necessária dependendo do indivíduo espécimes. Desova é difícil de observar, tal como tem vindo a decorrer sob ambiente de iluminação moderada e, ao mesmo tempo Chase seqüências seguido pela adopção de uma posição lado a lado com os pais desde desova no meio da mídia pode ser considerado como indício de que a desova é realmente a acontecer, este não é de forma alguma certo. A utilização judiciosa de uma lanterna de baixa potência para observar desova podem ser úteis para determinar se os ovos são efectivamente a ser produzido.
A espécie não está assinalada como um ovo particularmente chocantes eater (ao contrário, por exemplo, o Tetra limão - veja esse artigo para as notas em ovo-comendo em comportamento characin s), mas ainda é aconselhável para remover os pais uma vez desova está concluída. Nesta fase, antifúngicos para proteger os ovos devem ser adicionados e, na verdade, são vitais no caso de esta difícil, espécies sensíveis.
Uma vez desova é completada, é aconselhável manter o aquário com iluminação fraca, até que os ovos terem eclodido são livres e frite-os a nadar. Enquanto Rummy-nariz tetras seus ovos não precisam de ser mantidos na escuridão total como é o caso de néon e cardinal tetra s, os ovos são conhecidos por exibir um certo grau de fotossensibilidade, e ambiente de iluminação moderada é altamente recomendável durante o desenvolvimento dos ovos na reprodução aquário.

[editar] Desenvolvimento
Os ovos férteis dos rodóstomos chocam aproximadamente após 72 a 96 horas perto de 32 °C. O fritar um gasto adicional de 24 a 48 horas absorvendo o saco gema, sendo que elas fiquem livres de natação. Nesta fase, a RFJ devem ser alimentados com uma especial infusoria ou egglayer fritar alimentos, água e frequentes mudanças parcial (cerca de 10% do volume do aquário a cada 24 a 48 horas) iniciado.
Após vencer o desafio de convencer os peixes a se reproduzirem, o aquarista logo descobre que o rodóstomo apresenta um outro obstáculo para a reprodução em cativeiro com sucesso - a fritar estão entre os mais lentos crescente de todos os caracídeos e, na verdade, entre os mais lentos - cultura popular de todos os peixes aquário. Infusórios e outras semelhantes são necessárias para os alimentos para fritar um mínima de três semanas, e não é desconhecida para os peixes a demorar tanto tempo como doze semanas a migrar para o maior alimentos, sendo as taxas de crescimento particularmente sensíveis à temperatura. Sucesso em elevar para fritar uma dimensão onde eles são capazes de assumir maiores morsels alimentar é muito mais probabilidade de ser atingido se a fritar são mantidos em temperaturas acima de 30 °C durante os primeiros 3 meses de vida: até então, devido às taxas de atrito aparecimento de doenças entre os peixes (com maior freqüência de infecções bacterianas) podem ser graves.
Ela pode levar até 6 meses, para aumentar a fritar juvenil tamanhos onde eles são capazes de viver Daphnia comer em uma base regular. Durante este tempo, eles são susceptíveis de ser sensíveis a mudanças bruscas na água química, e gestão de poluentes no aquário frite a realidade é ainda mais difícil com a necessidade de manter baixo conteúdo mineral no aquário água durante o desenvolvimento, a fim de evitar que afectam esterilidade os peixes - a capacidade-tampão do aquário é susceptível de ser baixo como resultado da baixa concentração de íons de bicarbonato que é necessário, além da baixa concentração de ions de cálcio. Tomando todos estes factores em conta, o peixe é um grande desafio para os aquaristas reprodutores,o êxito pode depender, pelo menos parcialmente, mediante sorte .

Nenhum comentário: