terça-feira, 8 de março de 2011

Rasboroides vaterifloris - Fire Rasbora

Rasboroides vaterifloris - Fire Rasbora


Rasbora fogo
Macho



Rasbora fogo femea


Distribuição Endêmica para o sudoeste do Sri Lanka, onde é restrita ao, Kalu Bentota, Gin e das bacias hidrográficas Nilwala. Infelizmente, como muitas outras espécies endêmicas Sri Lanka algumas populações selvagens da espécie são pensados para estar sob a ameaça da perda do habitat pelo desmatamento ou poluição por agrotóxicos, enquanto outros são considerados em risco de sobrepesca para o comércio do aquário. Ele está listado como "Baixo Risco: dependente de conservação" na Lista Vermelha da IUCN de espécies ameaçadas e é considerada oficialmente ameaçada pelo governo do Sri Lanka. Apenas entre 1,5 a 3% da floresta original da ilha permanece eo desmatamento continua em um ritmo alarmante. A organização Rainforest Rescue International (www.rainforestrescue.org.au) continua a trabalhar em vários projetos de conservação com a esperança de que o que resta da biodiversidade enorme Sri Lanka podem ser preservados.

Habitat Habita sombra, a floresta córregos lentos. Estes tendem a ter vegetação marginal de espessura com copa densa floresta tropical acima. O substrato é geralmente composto por uma grossa camada de lodo por galhos de árvores caídos e serrapilheira ea água é bastante clara, mas de cor marrom fraca devido aos taninos liberados da matéria orgânica em decomposição.

Comprimento máximo Standard Cerca de 1,6 "/ 4 centímetros.

Tamanho mínimo Tanque Um tanque medindo 24 "x 15" x 12 "/ 60cm x 37,5 centímetros x 30cm/70.8 litros é grande o suficiente para abrigar um grupo.

Configuração do tanque Escolha da decoração não é tão crítica quanto a qualidade da água, embora esta espécie parece particularmente eficaz em um tanque bem plantado com um substrato escuro. Para vê-lo no seu melhor estilo de um biótopo set-up também pode fazer um projeto interessante. Um substrato de areia macia é provavelmente a melhor escolha para o que pode ser adicionado um pouco raízes troncos e galhos, colocados de tal forma que muitos dos pontos obscuros são formados. Se você não consegue encontrar troncos das faias forma desejada comum ou carvalho é seguro para usar se seco e descascada.
A adição de secas serapilheira (faia, carvalho ou folhas de amendoeiras Ketapang são adequados; nós gostamos de usar uma mistura dos três) se enfatizar ainda mais a sensação natural e bem como oferecer ainda mais para cobrir o peixe traz com ele o crescimento de colônias de microorganismo em decomposição térmica.Essas criaturas minúsculas podem fornecer uma valiosa fonte de alimento secundário para fritar, enquanto os taninos e outros compostos químicos liberados pelas folhas em decomposição são pensados para ser benéfico para as espécies de peixes de águas negras como este. Certamente vaterifloris Rasboroides é conhecida por exibir uma coloração mais intensa na água tanino manchada. As folhas podem ser deixados no tanque para quebrar ou totalmente removido e substituído a cada poucas semanas. cones Alder também fazer uma adição útil e atraente para a base do set-up.
Permitir que a madeira e folhas de coloração da água. Um pequeno saco cheio de líquido de turfa aquário de segurança também podem ser adicionados ao filtro ou pendurado sobre a borda do tanque para ajudar na simulação de condições de água preta. Alternativamente obter algumas fibras de turfa genuína e simplesmente deixar cair alguns punhados dentro do tanque. Isso irá tornar-se completamente saturado com água depois de alguns dias e desviar para o fundo onde ele pode olhar realmente eficaz. Desde uma boa rotina de manutenção de água é praticado sem efeitos adversos deve ocorrer usando turfa ou folhas em um aquário.
Bastante pouca iluminação também é preferível. Você pode adicionar algumas plantas aquáticas que podem sobreviver em tais condições, tais como Microsorum pteropus, Vesicularia dubyana ou talvez algum Cryptocorynes envasadas. Algumas manchas de vegetação flutuante seria realmente útil para difundir a luz que entra no tanque também. A filtração não precisam ser particularmente forte como a maioria vem de águas lentas e podem ter dificuldades se houver uma rápida corrente no tanque.
Esta espécie pode ser um pouco complicado para se aclimatar à vida do aquário, pois muitas vezes chega em mau estado e parece ser bastante sensível às oscilações na química da água. Como resultado, não deve ser introduzido para aquários biologicamente imaturos e pequenos, mudanças regulares da água do volume do tanque em torno de 10% é o ideal em termos de manutenção.

Temperatura 77-84 ° F/25 - 29 ° C

Faixa de pH 6,0-7,0. Ele vai deixar de prosperar em águas alcalinas.

Dureza 2 - 8 º H

Dieta Análises estomacais de espécimes selvagens revelaram que ele seja principalmente uma alimentação micropredator de pequenos insetos e detritos orgânicos. No aquário ele vai aceitar normalmente os alimentos secos de um tamanho adequado, mas não deve ser alimentado exclusivamente estes. As refeições diárias de comida viva e congelada pequenos, tais como Daphnia, Artemia e afins vai resultar no melhor coloração e incentivar o peixe para entrar em reprodução.

Compatibilidade Não é adequado para a maioria dos tanques comunitários, uma vez que tem uma natureza de se aposentar e pode ser intimidado ou suplantado por alimentos pela maior / mais tankmates turbulento. Pequeno, ciprinídeos pacífica, como a espécie Trigonostigma ou Boraras fazer boas escolhas e nós suspeitamos que também irá fazer bem, com muitos pequenos caracídeos da América do Sul, ou bagre Otocinclus Corydoras pigmeu. Acomodando-lo em uma comunidade biótopo estilo do Sri Lanka peixe é mais complicado, embora espécies adequadas que ocorrem simpatricamente com ele na natureza incluem Malpulutta kretseri, cupanus Pseudosphromenus e titteya Puntius.
É uma espécie de escolaridade, por natureza, e que deve ser mantido em um grupo de pelo menos uma dúzia de exemplares. Mantê-lo em números decentes não só irá fazer o peixe menos nervoso, mas irá resultar em uma forma mais eficaz de exibição, com aparência natural. Os machos também exibem suas melhores cores como eles competem uns com os outros para a atenção feminina.

Dimorfismo sexual A fêmea é muito maior dos dois sexos. Em comparação, o macho é um peixe mais leve, mais coloridas.

Reprodução Esta espécie é notoriamente difícil de raça, embora certamente não impossível.Como muitos pequenos ciprinídeos é um ovo de dispersão da desova contínua, que exibe o cuidado não parental. Isso quer dizer que quando os peixes estão em boas condições que vão aparecer com freqüência e em um aquário densamente plantado, madura, é possível que um pequeno número de alevinos podem começar a aparecer sem intervenção humana.
No entanto, se você quiser aumentar o rendimento de uma abordagem frite um pouco mais controlada é necessária e um tanque de criação medindo cerca de 18 "x 10" x 10 "/ 45cm x 25cm x 25cm/29.5 litros ou similar deverá ser criado. Fibras Peat ( NÃO a turfa disponíveis na maioria dos centros de jardim) é um substrato ideal, pois reproduz as condições de siltoso natural da espécie fluxos e ajuda a fornecer a química da água correta. Funcionará também como uma salvaguarda contra os adultos comendo todos os ovos. Um par de aglomerados de bom tamanho de musgo de Java vai dar cobertura e segurança para os peixes, bem como um meio alternativo de desova. A água deve ser de pH 6,0-6,5, GH 3-4 com uma temperatura para a extremidade superior do intervalo sugerido acima. filtragem deve ser muito suave e um ar-powered unidade do tipo esponja é melhor, pois não vai sugar ovos ou larvas.
Segundo a maioria dos relatórios é melhor desovado em um grupo de 5 a 6 pares de adultos bem-condicionado. Estes são adicionados ao tanque de criação e de esquerda para a desova in situ por 4 ou 5 dias antes de ser removido. Os ovos são geralmente depositados em pequenos lotes de cerca de 20 e vários eventos de desova ocorrem normalmente antes de uma fêmea é gasto. Os alevinos podem ser criadas no mesmo tanque e alguns criadores recomendam a redução do nível de água para cerca de 4 "/ 10 centímetros neste momento.
A incubação é dependente da temperatura a um ponto, mas normalmente demora entre 24 e 48 horas com os jovens de natação livre depois de 3-5 dias. alimentar inicial deve ser Paramecium ou similar náuplios Artemia introdução e / ou microvermes uma vez que os alevinos são grandes o suficiente para aceitá-los. Eles são disse a ser de crescimento lento e demorar vários meses para atingir a maturidade.

Notas Esta espécie pode também ser visto à venda como "rasbora pérola ',' rasbora vateria flor" ou "farpa fogo cingaleses e não é uma espécie comum no comércio aquáticos. Tanto quanto nós sabemos que ainda não está sendo produzida comercialmente em qualquer grande número e sua natureza bastante delicada significa que os problemas surgem muitas vezes durante o transporte. Restrições às exportações de peixes selvagens da sua nativa do Sri Lanka também limitou a sua disponibilidade. Realmente é recomendado apenas para aquaristas experientes, mas quando conservado corretamente, sem dúvida está entre os mais belos pequenos ciprinídeos disponíveis no hobby.
Dependendo da localidade de coleta dos peixes variam consideravelmente em cor com o vermelho, laranja e amarelo nas barbatanas formas sendo particularmente procurada. A cor do corpo também pode variar do laranja / vermelho para azul.Havia quatro subespécies descritas na década de 1950 (quando a espécie foi considerada ainda uma Rasbora) com base nessas variações; R. v. vaterifloris do rio Kalu, R. v. ruber do rio Bentota, R. v. pallida do Gin rio e R. v. rubriculis do rio Nilwala. Estes ainda são considerados como tal por algumas autoridades, embora seja amplamente aceito que representam variantes do Rasboroides vaterifloris devido à falta de material tipo dificultando estudo conclusivo. O nome nigromarginata R. também tem sido usado para se referir a uma forma vermelha que é dito que diferem em alguns aspectos morfológicos, mas é atualmente considerado um sinônimo de vaterifloris Rasboroides.
Brittan atribuído esta espécie para o subgênero Rasboroides em 1954, mas não foi até 1993 que Maurice Kottelat elevou o nível de gênero completa. Esta alteração ainda não foi reconhecida por todas as autoridades e ainda é referido como vaterifloris Rasbora pela maioria dos aficionados ocidental. Um estudo de 2007 filogenética confirmou que ele deve ser incluído em um gênero separado, pois mostra um grau suficiente de divergência genética de outros rasboras Sri Lanka, como R. caverii e wilpita R. a ser considerado como tal, separando-se da linhagem em torno 8,6 milhões anos atrás, enquanto outros dois compartilhavam um ancestral comum até 1,6 milhões de anos atrás. O gênero é atualmente monotípica.
Várias iniciativas de criação em cativeiro foram criadas, para que esta vaterifloris Rasboroides pode ser produzida comercialmente para o comércio aquáticos.Infelizmente, os relatórios sugerem que, quanto mais peixes altamente coloridas são cada vez mais escasso e há uma possibilidade distinta que a coleta seletiva para o comércio aquáticos têm alterado a estrutura das populações das espécies silvestres. Juvenis também tendem a ser devolvidos à água apenas com os adultos que estão sendo coletados e muitos deles morrem antes de chegar uma loja de aquários, devido às técnicas de manejo pobres. De acordo com Pethiyagoda (1991) apenas cerca de 10% dos peixes coletados acabar em tanques amadores.

Nenhum comentário: