sábado, 1 de junho de 2013

Alestopetersius caudalis (Tetra Yellowtail )

Alestopetersius caudalis (Boulenger, 1899)
Yellow-tailed Congo Tetra









male

female


Petersius caudalis Boulenger, 1899; Phenacogrammus caudalis (Boulenger 1899); Hemigrammopetersius caudalis (Boulenger, 1899); Petersius brumpti Pellegrin, 1906; Petersius xenurus Boulenger, 1920; Micralestes grandi Fowler, 1936

Etimologia
caudalis: a partir da cauda latim, que significa "cauda".

Classificação
Ordem: Characiformes Família: Alestidae

Distribuição
Localidade do tipo:  "Boma, Lower Congo River, República Democrática do Congo", e esta espécie foi gravada durante a maior parte da região Congo menor e rio acima, além de Piscina Malebo (Stanley Pool), pelo menos tanto quanto o canal Irebu, a principal saída do Lago Tumba do Médio Congo, na província de Équateur, noroeste da República Democrática do Congo.

Habitat
Pouco se tem escrito sobre o habitat natural ou biologia de qualquer espécie Alestopetersius.

No Lago Tumba e águas circundantes outros alestids incluem Micralestes acutidens, M. congoensis, M. humilis, Bathyaethiops caudomaculatus, Phenacogrammus deheyni, P. Altus, Alestopetersius hilgendorfi, A. leopoldianus, A. cf. tumbensis e Tricuspidalestes caeruleus.

Comprimento máximo Padrão
50 - 60 mm.

Aquário :
Dimensões base mínima de 120 * 30 cm ou equivalentes são recomendados.

Manutenção
A decoração é relativamente sem importância e  a esta espécie fará bem aquários plantados, mas idealmente o aquário deve ser projetado para se parecer com um fluxo corrente ou rio com um substrato de pedras de tamanho variável, areia, cascalho fino, e alguns grandes pedregulhos água desgastadas.

Isso pode ser ainda mais mobiliado com raízes de troncos e galhos, sendo certo deixar muito espaço para nadar na superfície.

Condições da Água
Temperatura: 22 - 26 ° C

pH: 5,0-7,5

Dureza: 36-268 ppm

Dieta:
Peixes selvagens são provavelmente forrageiros que se alimentam de pequenos insetos, crustáceos, frutos caídos, etc

No aquário é facilmente alimentado, mas para melhor condição de cores oferecem-se refeições regulares de pequenos alimentos vivos e congelados, tais como bloodworm, Daphnia e Artemia juntamente com qualidade flocos e grânulos secos bons, pelo menos, alguns dos quais deve incluir plantas adicionais ou conteúdo de algas .

Comportamento e Compatibilidade
pacivos e um pouco nervosos, mas geralmente pacífica tornando-se um residente ideal do aquário.

Peixes que habitam os ambientes semelhantes na natureza, especialmente ciprinídeos de tamanho comparável e outros alestids constituem, talvez, as melhores escolhas, mas outras opções incluem muitos ciclídeos, bagres, Botias, etc

Tente comprar pelo menos 8-10 espécimes, incluindo machos e fêmeas, adicionar outros peixes da mesm família para garantir a segurança, e você será recompensado com um espetáculo com aparência mais natural.

A interação entre machos rivais também é interessante para assistir e eles vão mostrar suas melhores cores quando competem pela atenção do sexo feminino ou posição hierárquica dentro do grupo.

Vários machos podem participar dessas batalhas simultaneamente o que pode ocasionar algumas demonstrações espetaculares.

Se o espaço é limitado machos são mais propensos a ferir um ao outro com uma perda de escamas do corpo e as feridas resultantes podem ser suscetíveis à infecção.

Dimorfismo sexual
Os machos adultos são mais coloridos e tendem a crescer mais do que as fêmeas.

Os machos também desenvolvem nadadeiras ventrais e barbatanas estendidas, de ponta branca, dorsal, anal e caudal que as fêmeas não têm.

Reprodução
Não parece ser criados com alguma regularidade na aquariofilia desde poucos detalhes estão disponíveis.

A prole não necessita de nenhum cuidado parental, e um método de criação é, aparentemente, para manter um grupo de adultos em seu próprio aquário decorado com uma armadilha artificial de algum tipo, ( musgo de java ), marcar essa tão regularmente quanto possível, até constar os ovos.

Estes são removidos e, normalmente, eclodiram em recipientes menores, e aos filhotes, deve-se oferecer alimentos microscópicas até grandes o suficiente para aceitar náuplios de Artemia e afins.

Nenhum comentário: